Anais de congressos
ANAIS DE CONGRESSOS & EVENTOS
Publicações em anais de congressos, seminários e demais eventos científicos feitas por nossos pesquisadores e nossas pesquisadoras.
2024
TÍTULO: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS HISTÓRICOS E PRESPECTIVAS DE ATUAÇÃO
AUTORAS: Suzana Grimaldi Machado (IFES/ES; UFSCar), Claudia Alencar Lopes (UFSCar), Alexsandra Gonçalves Zago (SME-Ribeirão Preto), Vivian Barbosa de Brito Alves Barros (SEEDUC-RJ)
LOCAL: 3o Seminário NEAME e SIEPE – "Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação: Reflexões sobre a escola em formação e suas dimensões”. 17 de outubro de 2024 - Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho - Unesp/ Campus de Araraquara - Araraquara - SP
LINK: https://pavedesc.wordpress.com/2024/09/02/3o-seminario-neame/
TÍTULO: ANÁLISE ÀS PROPOSTAS E REFORMULAÇÃO DO PNE: DOSSIÊ SOBRE O PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO (2024-2034) DOS CADERNOS DE PEDAGOGIA (UFSCar)
AUTORAS: Profa. Dra. Alba Valéria Baensi da Silva, Profa. Dra. Ana Lúcia Calbaiser da Silva, Profa. Dra. Rafaela Marchetti, Heloíse Murgo de Godoy
LOCAL: 3o Seminário NEAME e SIEPE – "Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação: Reflexões sobre a escola em formação e suas dimensões”. 17 de outubro de 2024 - Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho - Unesp/ Campus de Araraquara - SP
LINK: https://pavedesc.wordpress.com/2024/09/02/3o-seminario-neame/
TÍTULO: CENTRO DE FORMAÇÃO DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO
AUTORAS: Profa. Dra. Maria Helena de Aguiar Bravo, Jéssica Veloso Morito
LOCAL: 3o Seminário NEAME e SIEPE – "Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação: Reflexões sobre a escola em formação e suas dimensões”. 17 de outubro de 2024 - Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho - Unesp/ Campus de Araraquara - Araraquara - SP
LINK: https://pavedesc.wordpress.com/2024/09/02/3o-seminario-neame/
TÍTULO: PERFIL DOS DIRETORES ESCOLARES DO BRASIL: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA PRELIMINAR
AUTORAS: Gilberto Abreu de Oliveira; Laís Miranda Moro; Laura Helena Calbaiser da Silva, Thaína Rodrigues Gava Angeli
LOCAL: 3o Seminário NEAME e SIEPE – "Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação: Reflexões sobre a escola em formação e suas dimensões”. 17 de outubro de 2024 - Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho - Unesp/ Campus de Araraquara - Araraquara - SP
LINK: https://pavedesc.wordpress.com/2024/09/02/3o-seminario-neame/
TÍTULO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JUSTIÇA
AUTORA: Cristina Danielle Pinto Lobato
LOCAL: 3o Seminário NEAME e SIEPE – "Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação: Reflexões sobre a escola em formação e suas dimensões”. 17 de outubro de 2024 - Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho - Unesp/ Campus de Araraquara - Araraquara - SP
LINK: https://pavedesc.wordpress.com/2024/09/02/3o-seminario-neame/
TÍTULO: (Painel) COLEGIADOS E PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: META 19 DO PNE 2014-2024
AUTORAS: Profa. Dra. Maria Cecília Luiz, Profa. Dra. Aline Cristina de Souza (UFMG), Suzana Grimaldi Machado (IFES/ ES)
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. 3, 4 e 5 de abril de 2024 - Goiânia, GO.
TÍTULO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E A META 19 DO PNE: FORMAÇÃO EM MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES
AUTORAS: Profa. Dra. Maria Cecília Luiz, Profa. Dra. Ana Lúcia Calbaiser da Silva, Jéssica Veloso Morito, Laura Helena Calbaiser da Silva
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. 3, 4 e 5 de abril de 2024 - Goiânia, GO.
TÍTULO: RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS DE DIRETORES: GESTÃO DEMOCRÁTICA E A META 19 DO PNE (2014-2024)
AUTORAS: Marcela Luiz Côrrea da Silva, Profa. Dra. Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. 3, 4 e 5 de abril de 2024 - Goiânia, GO.
TÍTULO: DESAFIOS ESCOLARES: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO COLETIVA
AUTORAS: Profa. Dra. Aline Cristina de Souza (UFMG), Jéssica Veloso Morito, Suzana Grimaldi Machado (IFES/ ES), Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. 3, 4 e 5 de abril de 2024 - Goiânia, GO.
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O INDICADOR 19A DA META 19 DO PNE 2014-2024
AUTORAS: Profa. Dra. Alba Valéria Baensi da Silva, Profa. Dra. Rafaela Marchetti, Claudia Alencar Lopes
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. 3, 4 e 5 de abril de 2024 - Goiânia, GO.
TÍTULO: CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS DE PARTICIPAÇÃO
AUTORAS: Profa. Dra. Rafaela Marchetti, Profa. Dra. Alba Valéria Baensi da Silva, Cristina Danielle Pinto Lobato, Marcela Luiz Côrrea da Silva
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. 3, 4 e 5 de abril de 2024 - Goiânia, GO.
TÍTULO: PARTICIPAÇÃO DOS FAMILIARES NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA E DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
AUTORAS: Rita de Cássia Rosa da Silva, Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa, Renata Pierini Ramos
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. 3, 4 e 5 de abril de 2024 - Goiânia, GO.
TÍTULO: POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
AUTORA: Laís Miranda Moro
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. 3, 4 e 5 de abril de 2024 - Goiânia, GO.
TÍTULO: (Minicurso):Democracia e educação: desafios para a formação de diretores e para a gestão das escolas
AUTORAS: Profa. Dra. Maria Cecília Luiz (UFSCar, Brasil); Profa. Dra. Fernanda Martins (Universidade do Minho, Portugal); Profa. Dra. Elisabete Ferreira (Universidade do Porto, Portugal).
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. 20 e 21 de março de 2024 - Goiânia, GO.
TÍTULO: (Minicurso) A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE NARRATIVAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO COLETIVO NA ESCOLA
AUTORAS: Jéssica Veloso Morito, Profa. Dra. Aline Cristina de Souza (UFMG), Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. 20 e 21 de março de 2024 - Goiânia, GO.
TÍTULO: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PORTUGUESAS E GESTÃO DEMOCRÁTICA
AUTORAS: Profa. Dra. Maria Cecília Luiz, Profa. Dra. Fernanda Martins (Universidade do Minho, Braga, Portugal)
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Eu vim de longe… eu vou p’ra longe* – 50 anos de educação em democracia, 1 a 3 de fevereiro de 2024 - Universidade do Minho - Braga, Portugal
TÍTULO: A GESTÃO DEMOCRÁTICA E TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA: SABERES DE DIRETORES ESCOLARES
AUTORAS: Profa. Dra. Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Eu vim de longe… eu vou p’ra longe* – 50 anos de educação em democracia, 1 a 3 de fevereiro de 2024 - Universidade do Minho - Braga, Portugal
TÍTULO: GESTÃO DEMOCRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DIRETORES: TROCAS DE SABERES E EXPERIÊNCIAS ENTRE PARES
AUTORAS: Rita de Cássia Rosa da Silva, Profa. Dra. Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Eu vim de longe… eu vou p’ra longe* – 50 anos de educação em democracia, 1 a 3 de fevereiro de 2024 - Universidade do Minho - Braga, Portugal.
TÍTULO: METODOLOGIA E FORMAÇÃO EM MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES: CULTURA COLABORATIVA E A RELAÇÃO COM O SABER (RcS)
AUTORAS: Profa. Dra. Maria Cecília Luiz, Profa. Dra. Aline Cristina de Souza (UFMG)
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do Diálogos em Rede em diferentes contextos: Processos Formativos e Gestão da Educação Básica (REIPEGE), 29 e 30 de janeiro de 2024 - Instituto de Educação - Universidade do Minho - Braga - Portugal
2023
TÍTULO: Processo de gestão democrática em um agrupamento de escolas portuguesas: desafios políticos e organizacionais
AUTORA: Profa. Dra. Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [da] 41ª Reunião Nacional da ANPEd Educação e Equidade: Bases para Amar-zonizar o país, Manaus, Brasil.
LINK: https://base.pro.br/sites/41anped/docs/13739-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
TÍTULO: Narrativas do eu para a construção do(s) nós (minicurso)
AUTORAS: Jéssica Veloso Morito e Aline Cristina de Souza
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [da] 41ª Reunião Nacional da ANPEd Educação e Equidade: Bases para Amar-zonizar o país, Manaus, Brasil.
LINK:https://base.pro.br/sites/41anped/docs/13316-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
TÍTULO: Desafios escolares na visão de diretores brasileiros
AUTORAS: Jéssica Veloso Morito, Aline Cristina de Souza, Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] Congresso VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Lisboa, Portugal.
TÍTULO: Direito à educação e os desafios de acesso e permanência de estudantes negros na universidade
AUTORAS: Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa, Cristina Danielle Pinto Lobato
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] Congresso VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Lisboa, Portugal.
TÍTULO: Estudo de caso de um diretor de agrupamento de escolas: desafios políticos e organizacionais no processo de gestão democrática
AUTORAS: Fernanda Martins, Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] Congresso VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Lisboa, Portugal.
TÍTULO: Inclusão escolar e os conhecimentos epistemológicos de professores da rede regular
AUTORA: Aline Cristina de Souza
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] Congresso VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Lisboa, Portugal.
TÍTULO: Mediação escolar e a cultura colaborativa
AUTORAS: Cristina Danielle Pinto Lobato, Marcela Luiz Corrêa da Silva.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] Congresso VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Lisboa, Portugal.
TÍTULO: Mentoria de diretores escolares escolares e a relação com o saber
AUTORAS: Maria Cecília Luiz, Camila Perez da Silva, Ricardo Gavioli de Oliveira
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] Congresso VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Lisboa, Portugal.
TÍTULO: Saberes de diretores sobre os colegiados da escola: participação na prática
AUTORAS: Rita de Cássia Rosa da Silva, Renata Pierini Ramos, Rafaela Marchetti
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] Congresso VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Lisboa, Portugal.
2022
LIVRO: Mentoria de diretores escolares: trocas de saberes e experiências entre pares
ORGANIZADORAS: Maria Cecília Luiz, Jéssica Veloso Morito, Ana Lúcia Calbaiser da Silva, Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa
ANO: 2022
ISBN – 978-65-00-48053-5 0 [Digital]
DOI : 10.29327/165242
2021
TÍTULO: A intensificação das violências pelos conflitos nas relações interpessoais na escola
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] Congresso Internacional Movimentos Docentes, IV SEPAD e II PRATIC, Unifesp, São Paulo.
LINK: https://drive.google.com/file/d/1FzxuBBX5B5sIPQpvqjbuvnxbOBQNyVBD/view
TÍTULO: A constituição dos conflitos nas relações dentro da escola
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais: resumos [do 24º Encontro de Atividades Científicas], UNOPAR, Londrina.
LINK: https://eac.pgsskroton.com/anais/edicao-ano.php?ano=2021
2020
TÍTULO: A desnaturalização das violências na escola através da criação de histórias
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] V Congresso Brasileiro de Educação e Processos Formativos, Unesp, São José do Rio Preto.
LINK: http://cbepf.com.br/cbepf2020/anais/index.php?t=TC2020015113418
TÍTULO: A violência verbal na constituição dos conflitos nas relações entre os professores e alunos.
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais: resumos [do 23º Encontro de Atividades Científicas], UNOPAR, Londrina.
LINK: http://pgsskroton.com/eac/anais/edicao-ano.php?ano=2020
TÍTULO: Constituição de conflitos e violências nas inter-relações entre professores e alunos.
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais: resumos [do 23º Encontro de Atividades Científicas], UNOPAR, Londrina.
LINK: http://pgsskroton.com/eac/anais/edicao-ano.php?ano=2020
TÍTULO: Violência verbal: conflitos e conflitualidades no âmbito escolar.
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] V Congresso Brasileiro de Educação e Processos Formativos, UNESP, São José do Rio Preto.
LINK: http://cbepf.com.br/cbepf2020/anais/index.php?t=RE2020015946418
TÍTULO: Alfabetização e letramento científico: abordagens para o ensino de ciências
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] V Congresso Brasileiro de Educação e Processos Formativos, UNESP, São José do Rio Preto.
LINK: http://cbepf.com.br/cbepf2020/anais/index.php?t=RE2020010721418
2019
TÍTULO: Estudantes do Estado de São Paulo beneficiários do programa bolsa família: motivos e submotivos da baixa frequência escolar
AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Nádia Perez Pino
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, ANPAE, Curitiba/Paraná.
LINK: http://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/5-Simposios/5VOLUME-Final.pdf
TÍTULO: Pesquisa-intervenção no Ensino Fundamental Anos Finais: convivências e violências escolares
AUTORA: Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais da 39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED – GT13: Educação Fundamental, Niterói/Rio de Janeiro.
LINK: http://www.anped.org.br/news/anais-de-trabalhos-da-39a-reuniao-nacional-da-anped-2019
TÍTULO: Violências psicológicas na convivência escolar: ateliês e linguagens artísticas
AUTORAS: Rafaela Maria Rodrigues; Maria Cecília Luiz.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais da XXVII Jornada de Jovens pesquisadores – A ciência e a tecnologia na produção de inovação e transformação social, Associación de Universidades – Grupo Montevideo, São Carlos/São Paulo.
LINK: https://fai1uploads.s3.amazonaws.com/1/others/1858dd721c63af160a80abc1064f0b99b8758d89.pdf
TÍTULO: Violência psicológica: ateliês de experimentações em arte
AUTORAS: Rafaela Maria Rodrigues; Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do [2019] XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.copict.ufscar.br/congressos/cic-cidti-2019-1/anais
TÍTULO: A Imposição do silenciar na escola: Violências verbais e simbólicas
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [do] IV Congresso Brasileiro de Educação e Processos Formativos, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP, São José do Rio Preto/São Paulo.
LINK: http://www.cbepf.com.br/ae/cbepf2019/anais/index.php?t=TC2019313817418#
TÍTULO: A criação de histórias no trabalho da desnaturalização das violências
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://https://fai1uploads.s3.amazonaws.com/1/others/e11f8e10cf5888d843362a8b2eb563cf99381e8b.pdf
TÍTULO: Violências verbais: a imposição do falar e do calar em sala de aula.
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação: educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil contemporâneo, UNESP, Bauru/São Paulo.
LINK: http://cbe.fc.unesp.br/cbe2019/anais/index.php?t=RE2019033155418
2018
TÍTULO: Conflitos, conflitualidades e o reconhecimento social: violências e o cotidiano escolar
AUTORA: Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do VI Congresso Ibero-Americano e IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, ANPAE, Lleida/Espanha.
LINK: http://www.anpae.org.br/IBERO2018/publicacao.html
TÍTULO: Narrativas de crianças e adolescentes: violação de direitos e a naturalização das violências
AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Paola Karuliny Guarnieri
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais da 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED - GT13: Educação Fundamental, Campinas/São Paulo.
LINK: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/3/1845-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
TÍTULO: Violências invisíveis nos espaços escolares: relações entre estudantes
AUTORES: José Reinaldo Riscal; Anderson Severiano Gomes
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais da 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED - GT14: Educação Fundamental, Campinas/São Paulo.
LINK: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/3/2117-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
TÍTULO: Concepções de violência: oficinas de experimentações de alunos do Ensino Fundamental
AUTORAS: Rafaela Marchetti; Yasmin Lotti Silva Matheus; Célia Maria Rosa
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais da 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED - GT13: Educação Fundamental, Campinas/São Paulo.
LINK: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/3/2031-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf
TÍTULO: Violências verbais em sala de aula: o falar e o calar na relação professor e aluno
AUTORAS: Jéssica Veloso Morito, Brenda Cristina Antunes
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do [2018] XXV Congresso de Iniciação Científica e X Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, UFSCar, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.copictevento.ufscar.br/index.php/ictufscar2018/saocarlos-2018/schedConf/presentations
TÍTULO: Violências verbais em sala de aula: o falar e o calar na relação professor e aluno
AUTORAS: Jéssica Veloso Morito, Brenda Cristina Antunes
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais do [2018] XXV Congresso de Iniciação Científica e X Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, UFSCar, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.copictevento.ufscar.br/index.php/ictufscar2018/saocarlos-2018/schedConf/presentations
2017
TÍTULO: Conflitos e violências na Educação básica: contribuições da sociologia da experiência de François Dubet
AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Rafaela Marchetti; Larissa Barbosa Ferreira
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais [recurso eletrônico] / XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção, ANPAE, João Pessoa/Paraíba.
LINK: http://www.anpae.org.br/XXVIIISIMPOSIO/publicacao.html
TÍTULO: Programas sobre prevenção de violências na escola – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: contribuições da análise do discurso foucaultiana
AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Nádia Perez Pino
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Anais da 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPED – GT13: Educação Fundamental, São Luís/Maranhão.
LINK: http://anais.anped.org.br/38reuniao