Artigos
ARTIGOS & RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Publicações de artigos científicos e relatos de experiências feitos por nossos pesquisadores e nossas pesquisadoras.
2024
TÍTULO: Agrupamento de escolas portuguesas: um estudo de caso
AUTORAS: Maria Cecília Luiz (UFSCar/Brasil)., Fernanda Martins (Universidade do Minho, Braga, Portugal)
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista @mbienteeducação
DOI: https://doi.org/10.26843/ae.v17iesp.2.1288
2023
TÍTULO: Dossiê: Mentoria de diretores de escola
PROPONENTE: Maria Cecília Luiz.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Cadernos da Pedagogia (CAPD), ISSN: 1982-4440.
LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/issue/view/43
TÍTULO: Mentoria de diretores escolares: uma formação para a educação brasileira
AUTORAS: Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.
LINK:https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1930
TÍTULO: Mentoria de diretores escolares: uma formação para a educação brasileira
AUTORAS: Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.
LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1930
TÍTULO: Possibilidades teóricas na mentoria de diretores escolares
AUTORAS: Maria Cecília Luiz, Caroline Palmieri da Silva, Alba Valéria Baensi
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.
LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1931
TÍTULO: Mentoria na prática: uma perspectiva de formação de diretores no Brasil
AUTORAS: Maria Cecília Luiz, Ana Lúcia Calbaiser da Silva, Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.
LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1932
TÍTULO: Formação de mentoria de diretores: concepção, seleção e aplicabilidade
AUTORAS: Aline Cristina de Souza, Valcenir Aparecido Beltrami, Vanessa dos Santos
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.
LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1933
TÍTULO: Situações de violências no âmbito escolar brasileiro: oficinas formativas na Mentoria de Diretores Escolares
AUTORAS: Maria Cecília Luiz, Jéssica Veloso Morito, Rafaela Marchetti
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.
LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1926
TÍTULO: Mediação de conflitos na escola e a Mentoria de Diretores Escolares
AUTORAS: Anderson Severiano Gomes, Cristina Danielle Pinto Lobato, Marcela Luiz Corrêa da Silva
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.
LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1934
TÍTULO: Liderança compartilhada e coliderança na Formação em Mentoria de Diretores de Escola
AUTORAS: Rita de Cássia Rosa da Silva
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.
LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1905
TÍTULO: Política de Formação Continuada para Diretores de Escola e Técnicos de Secretaria de Educação em foco: relato sobre um grupo de estrelas (as estrelas de um grupo)
AUTORAS: Alba Valéria Baensi
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.
LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1944
TÍTULO: Experimentando o conceito de escuta ativa com o grupo “esperançar” do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores
AUTORAS: Alessandra Ribeiro Alves, Valcenir Aparecido Beltrami
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.
LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1945
2022
TÍTULO: Vivência e entendimento sobre a transdisciplinaridade: visão de estudantes das ciências humanas
AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Ridamar Aparecida de Oliveira.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
LINK: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/77525h
TÍTULO: Violências verbais nas relações professor-aluno: conflitos, conflitualidades e o reconhecimento social
AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Jéssica Veloso Morito.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Unesp, Araraquara/São Paulo.
LINK: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14067
TÍTULO: Participação e protagonismo juvenil na perspectiva dos Grêmios Estudantis
AUTORES: Ricardo Gavioli de Oliveira; Maria Cecília Luiz; Camila Perez Silva
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista E-Curriculum, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo.
LINK: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/43929
2021
TÍTULO: Conflitos, incivilidades e violências: desafios dentro da escola
AUTORA: Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Educação: Teoria e Prática, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro/São Paulo.
LINK: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15228
TÍTULO: Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020: avanços ou retrocessos para a inclusão?
AUTORAS: Valcenir Aparecido Beltrami; Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Mosaico, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto/São Paulo.
LINK: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/revistamosaico/article/view/853
TÍTULO: Avaliações - nacional e internacional - no Brasil e a relação com o saber de diretores escolares.
AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Aline Cristina de Souza; Viviane Wellichan.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Teoria & Prática (online), UFRGS, Campinas/São Paulo.
LINK: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/876
TÍTULO: Ensino de ciências e o teatro: representações sociais a respeito das ciências e dos cientistas
AUTORES: Maria Cecília Luiz; Tiago Nadim Ginebro.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Investigações em Ensino de Ciências (online), UFRGS, Rio Grande do Sul.
LINK:https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2167/pdf
TÍTULO: Práticas de ensino em tempos de pandemia: em uma breve perspectiva sociológica
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: ECOE, Brasília.
2020
TÍTULO: O “novo” nos Programas para a Juventude da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Nádia Perez Pino; Clarissa Bengtson.
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos CEDES, Unicamp, Campinas/São Paulo.
LINK: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v40n110/1678-7110-ccedes-40-110-0004.pdf
TÍTULO: Lei 12.796/13 e a obrigatoriedade na Educação Infantil
AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Rafaela Marchetti
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Online de Política e Gestão Educacional, Unesp, Araraquara/São Paulo.
LINK: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v40n110/1678-7110-ccedes-40-110-0004.pdf
TÍTULO: Discurso pandêmicos e sentido de verdade: acontecimentos no Brasil
AUTORES: Anderson Severiano Gomes, Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, Edição especial, UFSCar, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/download/1445/537
TÍTULO: Indústria Cultural, semiformação e inclusão digital: desafios e perspectivas
AUTORES: Camila Perez da Silva, Ricardo Gavioli de Oliveira
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, Edição especial, UFSCar, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1439/535
TÍTULO: Gestão democrática e o projeto político pedagógico: participação e construção coletiva na escola
AUTORAS: Maria Célia Luiz Corrêa da Silva; Marcela Luiz Corrêa da Silva
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCar, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1327/0
TÍTULO: O que é ser um diretor na educação infantil?
AUTORA: Jéssica Veloso Morito
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCar, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1339
2019
TÍTULO: Análise do discurso nas pesquisas em educação: perspectivas foucaultianas
AUTORES: Maria Cecília Luiz; Flávio Caetano da Silva; Clarissa Galvão Bengtson
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC), UFSCAR, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3354
TÍTULO: Sociologia da experiência de Dubet e as violências verbais nas convivências
AUTORAS: Jéssica Veloso Morito; Caroline Miranda Palmieri da Silva; Dandara Cecília Oliveira de Moura
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1282
TÍTULO: Reconhecimento social e diversidade: formação de grupo instrumental na escola
AUTORAS: Rita de Cássia Rosa da Silva; Maria Cristina Luiz Ferrarini; Aialy de Souza Oliveira
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1286
TÍTULO: O contexto da lei 12.796/13 e o entendimento de educadores e familiares acerca das práticas pedagógicas na Educação Infantil
AUTORA: Rafaela Marchetti
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1239
2018
TÍTULO: Violências escolares e as diversidades no âmbito da escola
AUTORA: Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1123
TÍTULO: Inclusão escolar e as violências veladas: perspectivas epistemológicas
AUTORAS: Aline Cristina Souza; Viviane Cristina Felício Dal Ri; Maria Cecília Luiz
LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.
LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1126