Projetos de extensão
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
A modalidade de extensão universitária tem como pressuposto a complexa realidade educacional e escolar, por isso o GEPESC atua valorizando as trocas de experiências e de saberes entre educadores, com objetivo de descobrir novos conceitos científicos e educacionais.
FINALIZADAS
Título: Mentoria de diretores escolares: uma perspectiva na prática – 60h
Objetivos gerais: A realização da Mentoria na pratica com a participação dos gestores dos estados de Alagoas e Espírito Santo, foi possível implementar e refletir sobre a metodologia em mentoria de diretores escolares, com foco na cultura colaborativa, escuta ativa e a relação com os saberes. Incentivar e estabelecer a relação horizontal entre diretores, com vistas a propiciar uma formação com confiabilidade e partilha. Refletir sobre a gestão democrática e a participação em colegiados da escola, em contextos diversos.
Foi possível criar espaços institucionalizados para fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre diretores escolares, com intenção de contribuir para a melhoria das práticas da gestão. Refletir sobre a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, com foco no Projeto Político Pedagógico e na continuidade de ações estratégicas para a gestão escolar.
Título: Mentoria de diretores na prática – 120h
Duração: 01/08/2021 a 30/06/2022.
Objetivos gerais: Formar, em serviço, diretores escolares para refletir sobre o ensino e a aprendizagem na escola, com base nos resultados e índices educacionais, com foco em ações democráticas - consolidar os processos de escuta e de uma cultura colaborativa. Acompanhar as relações entre os diretores, e as mudanças ocorridas, ou não, nas escolas participantes do Projeto Mentoria de diretores.
Esta extensão universitária está atrelada ao Programa de Mentoria, as Secretarias Estaduais de 10 estados do Brasil. O Curso "Mentoria na prática" está sendo realizado em dois momentos: agosto a dezembro de 2020 e fevereiro a junho de 2021, totalizando 10 meses de acompanhamento. A Mentoria tem o foco no Plano Escolar (planejamento no início do ano letivo); formação intermediária para monitoramento (caso haja necessidade); monitorar e avaliar as ações das escolas participantes; criar indicadores para avaliar os resultados da mentoria na prática.
Título: Arte na escola de Educação Básica: comunicação com estudantes em tempos de pandemia - 100h
Duração: 05/03/2021 a 30/06/2021
Objetivos gerais: Refletir sobre as questões referentes às mudanças na sociedade, na escola e na vida particular dos estudantes, depois da pandemia do COVID- 19.
O Curso de extensão foi destinado aos estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Ensino Integral de São Carlos, com vistas a desenvolver competências socioemocionais, que são aquelas que preparam os estudantes para reconhecer suas emoções e trabalhar com elas, lidar com conflitos, resolver problemas, relacionar-se com outras pessoas, cultivar a empatia, estabelecer e manter relações positivas, fazer escolhas seguras e éticas, tomar decisões responsáveis, contribuir com a sociedade e estabelecer e atingir metas de vida.
Educar é proporcionar ao estudante uma compreensão progressiva por meio da linguagem, de experimentos e da consciência orientada, sendo que as artes tornam-se instrumentos fundamentais para auxiliar essa apreensão. A motivação central estava no desenvolvimento do protagonismo juvenil, da autonomia, criatividade e formação de opinião. Essa abordagem possibilitou aos alunos uma experiência fundamental em sua formação acadêmica e artística, bem como em seus Projetos de Vida.
A Disciplina Eletiva foi proposta no 1º semestre de 2021, e se justificou devido às mudanças causadas pela pandemia do COVID -19, bem como as relações que modificaram e ainda modificam o mundo. Ela foi planejada a partir das áreas de Ciências Exatas e Linguagem e Códigos, levando em consideração não apenas uma abordagem conceitual sobre as temáticas que serão desenvolvidas, mas desenvolver competências socioemocionais. Linguagens e códigos: conhecer e/ou reconhecer maneiras de trabalho artístico-cultural; desenvolver saberes artísticos fundamentais; Ciências Exatas: compreender a diversidade e a percepção do que está ao meu redor; melhorar as habilidades de leitura e compreensão de problemas; desenvolver habilidades cognitivas como o raciocínio; e melhorar a concentração.
Título: Temas atuais na Educação Infantil: formação continuada - 30h
Duração: 03/03/2021 a 30/06/2021
Objetivos gerais: Promover conhecimentos a respeito de temas atuais na Educação Infantil. Conhecer e compartilhar experiências na Educação Infantil. Desenvolver competências e habilidades no cotidiano escolar da Educação Infantil. Conhecer a estrutura e o funcionamento das escolas de Educação Infantil. Identificar desafios e possibilidades na Educação Infantil.
Esta atividade foi desenvolvida online, via Classroom, para duas escolas municipais de educação infantil, uma em São Carlos e uma na cidade de São Paulo. Os debates durante o curso foram acompanhados, virtualmente, por alunos de graduação da Licenciatura em Pedagogia na disciplina de Estágio Supervisionado em Adm. Educacional em Educação Infantil. Esta possibilidade trouxe grande aproveitamento na formação dos futuros pedagogos.
Título: Música na escola: percepção musical e expressividade - 100h
Duração: 17/02/2020 a 30/11/2020
Objetivos gerais: Desenvolver o gosto pela música e aperfeiçoar a expressividade; perceber e explorar os elementos constitutivos da música; promover percepção, experimentação, reprodução e criação de sons diversos; possibilitar oficinas práticas etc.
Esta atividade surgiu com uma extensão universitária realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em uma escola estadual de Ensino Integral situada no interior de São Paulo. O objetivo foi formar de um grupo instrumental com estudantes dos Ensinos Fundamental (6º a 9º anos) e Médio. Desde o segundo semestre de 2019, por meio de uma disciplina eletiva, o grupo vem refletindo sobre a formação musical e a convivência escolar com alunos e professores, em tempos atuais.
O desenvolvimento desse aprendizado resultou em procedimentos práticos com perspectivas de relacionamentos coletivos, com finalidade de compreender a importância da educação musical para crianças e jovens da Educação Básica. Ao promover atividades musicais buscou-se superar os desafios relacionados com a interação entre os alunos e aos conhecimentos em música, oportunizando estímulos e incentivos de um fazer mais criativo.
Título: Formação em Conselhos Escolares para escolas municipais de São Carlos - 30h
Duração: 02/07/2020 a 02/08/2020
Objetivos gerais: Conhecer e fortalecer os Conselhos Escolares, a fim de tornar oportuna a reflexão sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, inclusive na relação escola e família. Compreender as funções, constituição, organização do Conselho Escolar nas relações que acontecem dentro da escola, possibilita-se a sua operacionalização com mais eficiência.
O Conselho Escolar (CE) é o espaço em que todos os envolvidos com a escola (familiares, alunos, professores, diretores e funcionários) se reúnem para decidirem o que é melhor para instituição escolar, isto implica em preocupar-se com a qualidade do ensino e da aprendizagem dos discentes. Foi organizado em encontros virtuais, na sala de reunião do google Meet.
Os conteúdos desenvolvidos na formação foram: funções do Conselho Escolar; constituição, organização e funcionamento dos Conselhos Escolares; e a importância da participação dos familiares no Conselho Escolar. A formação justificou-se devido à solicitação feita por três diretoras de educação infantil que gostariam de capacitar os profissionais da educação das suas escolas.
Título: Desafios da juventude: violências, conflitos e incivilidade (oferecida em dois semestres)
Duração no 1º semestre: 27/02/2018 a 21/06/2018 - estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental - 100h
Duração no 2º semestre: 09/08/2018 a 09/12/2018 - estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental - 100h
Objetivos gerais: Analisar os discursos e identificar o desenvolvimento das alteridades e o favorecimento da igualdade educativa e social de estudantes, por meio de elementos textuais, artísticos e cinematográficos em processos criativos. Conhecer e refletir sobre os diferentes tipos de violências, com aproximação de três perspectivas: no mundo, na escola e nas relações interpessoais.
Esta Atividade de Extensão nasce da necessidade de desenvolver um trabalho prático dentro da Escola Estadual de Ensino Integral. A escola em questão oferece disciplinas eletivas como complemento curricular, sendo previsto no seu Projeto Político Pedagógico. A responsável pelas Oficinas de Experimentação: Profa. Dra. Maria Cecília Luiz (Departamento de Educação - UFSCar São Carlos), para o público de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e professores da Escola Estadual. Além dos 15 encontros, participamos da Culminância das Eletivas promovido pela Escola, como forma de divulgação dos resultados finais do grupo.
Título: Acessibilidade para alunos com deficiência visual e auditiva nas escolas - 30h
Duração: 01/08/2017 a 21/10/2017
Objetivos gerais: Refletir sobre as deficiências, inclusão e acessibilidade. Conhecer algumas alternativas para o ensino de pessoas com deficiência visual ou auditiva.
O Curso Acessibilidade para alunos com deficiência visual e auditiva nas escolas para educadores (os professores, professores coordenadores, professores mediadores e diretores) da rede estadual. A meta principal era desenvolver um pensamento crítico acerca do tema, em que educadores entendam o seu papel na inclusão de alunos com deficiência nas escolas e conheçam algumas alternativas que possam auxiliá-los em suas práticas.