Nossa história

O que nos inspirou - e nos inspira?

   Quando se pensa em grupos de pesquisa, automaticamente, se entende que existem diferentes sujeitos com interesses comuns cujo objetivo é realizar algo em conjunto no mesmo ambiente físico ou virtual. Parte-se do pressuposto de que é por meio do trabalho coletivo que se pode obter conhecimentos, experiências e interações em colaboração com cada integrante do grupo, cujo propósito é estudar e investigar sólidos conhecimentos científicos.

   O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Subjetividade e Cultura (Gepesc) teve início em 2018, com a coordenação da Profa. Dra. Maria Cecília Luiz, e vem sendo constituído por pesquisadores nacionais e interncionais, educadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento, e desenvolve estudos e pesquisas na área da educação e correlatas, que possuem focos de análise relacionados à subjetividade humana e à cultura.

   Tem se caracterizado como um grupo que propicia avanços teórico-metodológicos, com reflexões sobre os profissionais da educação, em especial diretores e técnicos de secretarias. O GEPESC promove formação continuada desde da sua origem em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). 

   Suas ações estão configuradas a partir de um pressuposto epistemológico, pautado na certeza de que a relação com o outro proporciona o aprender, e essa aprendizagem é incorporada no coletivo, com sujeitos semelhantes ou diferentes, pois se aprende com e na diversidade, de forma democrática.

   Por isso, priorizamos formar laços e estabelecer relações humanas, compartilhando saberes e experiências, tendo como princípio a cultura colaborativa, a escuta ativa  e as comunicações horizontais.

Grupo de estudo e pesquisa em educação, subjetividade e cultura