Projetos de pesquisa
PESQUISAS
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC) é constituído de pesquisadores(as), educadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento, e desenvolve estudos e pesquisas na área da educação e de áreas correlatas, que possuem focos de análise relacionados à subjetividade humana e à cultura.
EM ANDAMENTO
Título: OBSERVATÓRIO NACIONAL: CENTROS DE FORMAÇÃO DE SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO
Natureza: Pesquisa qualitativa
Pesquisadores(as): duas pesquisadoras realizando estágio pós-doutoral; e nove projetos de pesquisas de doutorado.
Objetivos: 1) Realizar pesquisas, com foco em diagnosticar quati e quantitativamente os Centro de Formação Estaduais das redes públicas de ensino do Brasil. 2) Obter informações sobre a existência de Órgão/Setor específico das 26 Secretaria Estadual de Educação e do Distrito federal que tenha sede ou espaço físico próprio para realizar formações continuadas exclusivamente para profissionais da educação (Escolas ou Centros de Formação), ou ainda, a existência de regime de colaboração e arranjos institucionais estabelecidos para a realização de formações continuadas.
Título: SABERES DO DIRETOR ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E DEAPRENDIZAGEM DE ESTUDANTES: PERSPECTIVAS DA GESTÃO PEDAGÓGICA
Natureza: Pesquisa qualitativa (Doutorado)
Pesquisador(a): Renata Pierini Ramos
Objetivo: Analisar os saberes do gestor escolar no que diz respeito ao acompanhamento e ações realizadas no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes.
Título: RELAÇÃO COM O SABER DE DIRETORES ESCOLARES: ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO DOS FAMILIARES NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA
Natureza: Pesquisa qualitativa (Doutorado)
Pesquisador(a): Rita de Cássia Rosa da Silva
Objetivo: Analisar como os diretores escolares, a partir dos seus saberes, compreendem a participação dos familiares nas tomadas de decisões da escola e como estes vislumbram essa participação dentro dos diferentes espaços da instituição escolar.
Título: BALANÇO DO SABER DE DIRETORES ESCOLARES: CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS E RELACIONAIS
Natureza: Pesquisa qualitativa (Mestrado)
Pesquisador(a): Valcenir Aparecido Beltrami
Objetivo: Analisar o balanço do saber de um grupo de diretores escolares, a fim de verificar como se constituíram seus saberes objetos, práticos e relacionais.
FINALIZADAS
Título: METODOLOGIA E FORMAÇÃO DE MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES: CULTURA COLABORATIVA E AS FIGURAS DO APRENDER
Natureza: Pesquisa-intervenção na área de Gestão escolar
Duração: 2019 a 2022.
Objetivos gerais: Analisar o contexto teórico-metodológico utilizado na Formação em Mentoria de Diretores Escolares realizada pela UFSCar para todo o Brasil. Analisar os processos reflexivos, a construção de estratégias, as formulações conceituais e práticas, conforme a realidade de cada diretor e a interações entre pares.
Este projeto base teve origem devido a Formação em Mentoria de Diretores Escolares e a Mentoria na prática, com finalidade de propiciar formação continuada destes profissionais. O projeto base denominado Metodologia de aprendizagens na formação de mentoria de diretores escolares: cultura colaborativa e as figuras do aprender, possui duas etapas distintas: 1ª) formação de mentoria de diretores escolares e 2ª) contexto da mentoria na prática. Desta pesquisa base, inicia-se oito novas investigações, descritas abaixo – dois Planos de Trabalho de Pós-Doutorado; uma tese de doutorado; e, cinco dissertações de mestrado. As pesquisas possuem um mesmo público-alvo: 15 diretores
A seguir a descrição das oito investigações que compõem a pesquisa base:
1ª) MENTORIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA (pós-doutorado)
Pesquisador(a): Camila Perez da Silva
Objetivo: Acompanhar, analisar e sistematizar a elaboração do material pedagógico para o Programa de Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar.
2ª) AS FIGURAS DO APRENDER DE DIRETORES E A GESTÃO FINANCEIRA DA ESCOLA (pós-doutorado)
Pesquisador(a): Rafaela Marchetti
Objetivo: Analisar os referenciais teóricos e os saberes dos diretores sobre a gestão financeira da escola.
3ª) DESAFIOS ESCOLARES NA COMPREENSÃO DOS DIRETORES BRASILEIROS: EVIDÊNCIAS DA RELAÇÃO COM O SABER (tese de doutorado)
Pesquisador(a): Aline Cristina de Souza
Objetivo: Analisar o que os diretores escolares identificam como principais desafios da escola e suas soluções, segundo a Relação com o Saber (RcS).
4º) RELAÇÃO ENTRE DIRETORES MENTORES E MENTORADOS: CULTURA COLABORATIVA E AS FIGURAS DO APRENDER (tese de doutorado)
Pesquisador(a): Ricardo Gavioli de Oliveira
Objetivo: Analisar as figuras do aprender na relação entre diretores mentores e mentorados durante a mentoria de diretores na prática.
5ª) SABERES DE DIRETORES SOBRE AS DIMENSÕES DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (dissertação de mestrado)
Pesquisador(a): Caroline Miranda Palmieri da Silva
Objetivo: Analisar os saberes de diretores de escola à luz do modelo de administração escolar, segundo Benno Sander (2007), dimensões econômica, pedagógica, política e cultural
6ª) GESTÃO COMPARTILHADA E COLABORATIVA: UMA ANÁLISE SOBRE OS SABERES DOS DIRETORES ESCOLARES (dissertação de mestrado)
Pesquisador(a): Rita de Cássia Rosa da Silva
Objetivo: Analisar os saberes dos diretores de escolas em relação à gestão compartilhada, colaborativa e os colegiados da escola.
7ª) A RELAÇÃO COM O SABER DE DIRETORES: SITUAÇÕES DE CONFLITOS E VIOLÊNCIAS ESCOLARES (dissertação de mestrado)
Pesquisador(a): Jéssica Veloso Morito
Objetivo: Analisar os saberes dos diretores de escolas em relação às situações de conflito e violências escolares.
8ª) MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E ESCUTA ATIVA NAS RELAÇÕES ENTRE PARES: MENTORIA DE DIRETORES (dissertação de mestrado)
Pesquisador(a): Marcela Luiz Corrêa da Silva
Objetivo: Analisar os saberes dos diretores de escolas em relação à comunicação na escola e entre os diretores escolares.
Título: Violências e as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio: experimentações em ateliês
Natureza: Pesquisa-intervenção na área de violência escolar
Duração: 2018 a 2020.
Objetivo geral: Entender como as violências interferem, ou não, nas convivências de estudantes dos Ensinos Fundamental (Anos Finais) e Médio.
Esta pesquisa-intervenção de caráter qualitativo foi realizada em uma Escola Estadual de Ensino Integral, situada no interior de São Paulo. Optou-se por levantar os dados por meio de oficinas de experimentação denominadas de ateliês com divisão dos discentes em quatro grupos: Espaços do eu (Violência física); Nós e os corpos (Violência psicológica) A invisibilidade de quem vê (Violência simbólica); e Comunicação dos silêncios (Violência verbal).
A ideia foi viabilizar as reflexões sobre o que ocorre no mundo, na escola e nas relações interpessoais. O estudo evidenciou as relações no cotidiano da escola, principalmente, aquelas que acontecem de forma naturalizada nas microviolências do cotidiano. A proposta surge de um pedido da própria escola que acreditou no diálogo como instrumento para modificar a realidade, por isso as atividades foram refletidas pelos estudantes sobre possíveis relações violentas, muitas vezes, naturalizadas. A metodologia escolhida para discutir os aspectos diversos do tema foi baseado no processo e na produção de materiais artísticos, escritos e de audiovisuais elaborados pelos alunos que, a partir de diferentes propostas, intituladas de “exercícios”, puderam (re)observar e debater sobre os desafios da juventude.
Os exercícios construídos a cada aula para debater os temas apresentados foram compreendidos como um conjunto de regras e/ou desafios por meio da produção de artes, música, imagens (fotografias ou vídeos), poesias, fábulas, cartas etc. nas quais os alunos foram protagonistas tanto no processo (quando optavam por relatarem exemplos e suas várias problematizações) quanto no produto final que se tornou apenas um pequeno recorte das (re)construções possíveis durante todo o desenvolvimento das atividades.
Durante os processos criativos propostos, todos os envolvidos são desafiados a adotar diferentes perspectivas, possibilitando novos espaços para repensar as relações com o entorno e com si mesmo.
Título: Efeitos da pobreza e desigualdade social nas escolas do Estado de São Paulo: análises quantitativas e qualitativas
Natureza: Pesquisa na área da desigualdade social.
Duração: 2018 a 2019.
Objetivo geral: Compreender os efeitos da pobreza e desigualdade social na educação, por meio de análises quantitativas e qualitativas coletadas do programa bolsa-família e do curso de aperfeiçoamento em educação, pobreza e desigualdade social (EPDS) oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para o estado de São Paulo.
Algumas reflexões sobre os desafios postos pela quase universalização da educação básica e os diferentes problemas associados como o abandono, evasão e fracasso escolar nos faz constatar a necessidade de reconhecer que a pobreza existe e está nas escolas públicas brasileiras, o que leva a discussão sobre sua função social, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à manutenção ou à transformação da condição de pobreza de crianças e adolescentes que as frequentam. Estes questionamentos nos incitaram a realizar esta pesquisa tendo como hipótese que os profissionais da educação, em geral, encontram dificuldades para pensar a temática, bem como em lidar com estudantes vivendo em situações de pobreza e de pobreza extrema, tendo concepções baseadas no senso comum e/ou preconceitos.
Também foram traçados objetivos específicos, como: analisar os discursos de profissionais da educação sobre o significado de pobreza e como suas práticas em relação ao fenômeno da pobreza e das desigualdades sociais aparecem nas atividades realizadas durante o curso; identificar a trajetória escolar de crianças e adolescentes do estado de São Paulo, com foco na perspectiva social e escolar destes estudantes; e, verificar práticas educativas em contextos de pobreza e de pobreza extrema.
A metodologia envolveu a pesquisa quantitativa com os dados referentes aos beneficiários do programa, acesso à escola, permanência e evasão e uma pesquisa qualitativa na qual serão analisados os discursos dos educadores, estudantes e familiares sobre a relação entre educação, pobreza e desigualdade social. Para viabilizar os objetivos estabelecidos foram coletados dados quantitativos e qualitativos do programa bolsa-família e de materiais produzidos pelos cursistas do curso nos anos de 2018 e 2019.